terça-feira, 6 de abril de 2010

Alimentação X Pele


A beleza da sua pele, principalmente no verão depende muito da alimentação. Alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes (vitaminas A, C e E, e os minerais zinco, cobre e selênio) vão ajudar a sua pele a lutar contra os radicais livres, responsáveis por diversos estragos nas células do corpo, inclusive nas da pele, e que levam ao seu envelhecimento. E não podemos esquecer de ingerir líquidos, principalmente água. O ideal é consumir cerca de 2 litros de água por dia. Quando o intestino funciona bem, e a urina é clara e abundante, é sinal de que a quantidade de água ingerida é adequada. Sem água suficiente, a pele torna-se opaca, seca e com aspecto desidratado.



Vit A: Tem papel importante no crescimento e desenvolvimento celular e melhora o funcionamento das células da pele, deixando-a mais saudável e bonita. O Betacaroteno é um precursor da Vitamina A, ou seja ele vai se transformar em Vitamina A no corpo e é um antioxidante, ou seja, vai prevenir os efeitos dos radicais livres e evitar o envelhecimento precoce.
Fontes: leite e seus derivados (iogurtes e queijos), fígado e ovos. De origem vegetal: cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, beterraba, brócolis, agrião, rúcula, manga, pêssego, melão, mamão).



Vit C: Além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele.
Fontes: Os citrinos (como laranja, limão, tangerina, etc.), acerola, kiwi, morangos, amoras, tomates, pimentões, batatas




Vit. E : Também atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento.
Fontes: Cereais integrais, grãos, nozes, óleos vegetais, germe de trigo e abacates








Cobre: Também ajuda a formar colágeno, que ajuda a dar sustentação à pele.
Fontes: fígado, crustáceos, moluscos, nozes, ostras, frutas e legumes secos.




Selênio: Tem propriedades antioxidantes tão ou mais poderosas que as da vitamina E. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos e mantém a elasticidade natural.
Fontes: castanhas do Pará (melhor exemplo, pois 1 unidade já é o suficiente para conseguir o que se precisa por dia), frutos do mar, cereais integrais, leguminosas, carne e peixe








Zinco:  Mineral que desempenha um papel importante nas inflamações da pele, cicatrização de feridas e na prevenção do desenvolvimento da acne.
Fontes: ostras, mariscos, carnes magras, frutas secas, pães e outros cereais integrais.


Além desses nutrientes você pode incluir alimentos ricos em Ômega-3, um tipo de gordura mais benéfica, que não é fabricada pelo corpo mas que é conseguida através da alimentação e que é importante para se obter uma pele bonita. Esta gordura evita a ação de substâncias nocivas para a pele, além de permitir a entrada dos nutrientes nela. Também diminui a produção de agentes infecciosos que podem danificar a pele.
Fontes: salmão, linhaça, nozes.


E não se esqueça que chocolate, alimentos ricos em gorduras, frituras, álcool e refrigerantes em excesso não vão fazer bem à sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário